quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Coluna: “Paixão sem medidas” – Dom Garcia


GASTRONOMIA x CULINÁRIA


Um bom gourmet é apreciador da boa mesa e desfruta sempre de boas companhias, onde geralmente encontram-se comensais dispostos a travarem disputas “lingüísticas”, esbanjando conhecimentos teóricos e práticos, regados a goles descompromissados e degustações inusitadas.

Falar de Gastronomia no Amapá é ressaltar a diversidade desta natureza ímpar que nos cerca. Ao amanhecer, passando pelo bairro do Perpétuo Socorro, observamos a movimentação dos pescadores, desembarcando nossa fauna pesqueira, abundante e diversificada, nos convidando a imaginar o próximo passo: Almoço ou Jantar?

Pertinho tem a feira, não posso parar, tenho que comprar: limões, chicória, cheiro verde, jambú, alho e cebola, sem esquecer daquele tucupi, bem amarelinho, nem doce, nem azedo, que a nossa “amiga feirante” teima em nos oferecer na “tampa da garrafa”, sem cerimônia, que só de imaginar, nos deixa salivando, um pouco a diante a visão do camarão regional salgado ou não, enriquece meu pensamento, imaginando a panela de barro esquentando, um longo fio de azeite, o alho dourando, as cebolas cortadas à grosso modo, estalando e exalando o perfume dos Chefes, o de tempero, puro, simples que preenche o fundo da panela, na verdade fazendo “uma cama” para receber as postas do peixe mais fresco que existe, o seu, aquele, que lavado no limão, sal e pimenta a gosto, vai receber o camarão desalgado ou não, ajeitado com cuidado sobre o peixe, esperando o cheiro verde bem picadinho, que de verde só combina com o amarelo do cheiroso tucupi, e junto o companheiro inseparável, nosso jambú, que já cozido, vem mergulhar e descansar nesta verdadeira gastronomia Tucujú.

- Que brasilidade! Harmonia perfeita, só restando o momento final: você convidar os amigos para saborear esta legítima gastronomia regional.

Esta é a diferença entre Gastronomia e culinária: “Paixão sem medidas” O resto....é perfume!

Nenhum comentário: